FBRC - 8ª edição 2010


Data: 10 de Junho de 2010
Edição: São Paulo - SP
Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi Centro de Convenções

A partir deste ano, o IBRC, em parceria com a revista Exame, realizou o maior e mais completo estudo sobre o atendimento prestado pelas empresas, no Brasil. Tal iniciativa gerou o Índice Nacional Exame/IBRC de Atendimento ao Cliente, que ranqueou as 25 melhores e as 25 piores empresas em atendimento do país, de 100 finalistas, num universo de mais de 500 empresas.

Publicado como matéria de capa da revista Exame, na segunda quinzena de março, a capa dizia: “Sua empresa é pior do que você imagina”. Uma alusão ao quanto as empresas superestimam a qualidade de seus atendimentos. Essa edição, inclusive, foi uma das mais vendidas do ano, com mais de 37 mil exemplares em banca.

Na ocasião, discutimos “Como tornar sua empresa melhor do que você e SEU CLIENTE imaginam” e apresentamos o estudo em detalhes, debatendo com os mais importantes executivos do país as best pratices , com base científica do estudo.

Homenageamos na sequência, as melhores empresas em atendimento, com o Troféu "Melhor em Atendimento ao Cliente - EXAME/IBRC 2010“ e o Certificado de “Destaque setorial em Atendimento ao Cliente - EXAME/IBRC 2010” entregue aos executivos de clientes das primeiras colocadas setoriais, de15 setores.



Estiveram conosco no FBRC 2010:



Os Presidentes:

Arthur Grymbaum, presidente do Boticário,
Oscar Clark, presidente da HP
Jerson Kelman, presidente da Light
João Carlos Regado, presidente da Golden Cross,
José Efromovich, presidente da Oceanair
José Galló, presidente das Lojas Renner
Júlio Cezar Oliveira, presidente da Brasil Veículos,
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza
Randal Zanetti, presidente da Odontoprev,
Salim Maroun, presidente da rede de restaurantes Outback
Thomaz Menezes, Presidente da SulAmérica Seguros

Os Executivos:

Marco Simões, vice-presidente da Coca-Cola
Sérgio Buniac, vice-presidente da Motorola
Alberto Figueiredo Mathias, diretor de CRM da GVT
Francisco Calazans, superintendente Itaú-Unibanco
Ivo Luiz Vieitas Junior, diretor Executivo Hipercard
Marco Vilela, superintendente Comercial da Light
Paolo Tazzioli, diretor de atendimento da TIM
Ricardo Floresta, diretor de atendimento da Sky

Tivemos a presença de cerca de 300 executivos de média e alta gestão, das áreas de relacionamento, atendimento, call center, marketing, RH, negócios, comercial, dentre outras.

E uma programação variada com a apresentação do “Índice EXAME / IBRC, por Alexandre Diogo, um Painel de executivos de clientes que discorreram sobre o tema: “Atender bem nos diversos setores, quais os caminhos e desafios?”; a palestra eletrizante do Professor Clóvis Barros “Ética nas relações com o cliente” e, por último, o Painel de presidentes com o tema:”O papel do executivo número um na excelência do atendimento”.

Leia os depoimentos de quem esteve lá!



“Quero elogiar o IBRC por este encontro, que renovou minha disposição e superou minhas expectativas.”

Maria Sandra de Oliveira – MKT Institucional Petrobrás


“Há muito não participo de um evento tão rico em informações e principalmente experiências vivas das Empresas. Parabéns!”

Horst Anton Voss - Superintendente Executivo de Suporte e Processamento Bradesco Seguros e Previdência


O Evento foi maravilhoso!!!! Parabéns a toda equipe do IBRC. Um evento descontraído e com muito conteúdo. Foi bárbaro!

Cláudia Ozório Franco, Customer Experience Monitoring - TIM Brasil


Foi uma excelente idéia para reforçar ainda mais a importância de se priorizar o cliente nas relações de mercado. E neste contexto as Ouvidorias agradecem esta bela iniciativa.

Claudio Augusto Montoro Puglisi, ouvidor - SEBRAE e presidente da ABO SP


Parabéns pelo evento. Foi maravilhoooooooooooso!!!!!!!!!

Marly Valongo Arias Villanueva, Diretora de Atendimento Amil


O evento foi excepcional, impecável. Parabenizo-lhe pela iniciativa desta empreitada, agradeço pela confiança e aguardamos nova oportunidade para darmos continuidade em nossa promissora parceria.

Érico Ornellas Belo, Gerente de Marketing Golden Cross




FBRC - 8ª edição 2010


Edição: Rio de Janeiro - RJ

A exemplo do evento em São Paulo, abrimos o 8º FBRC ,no Rio, com uma palestra emocionante do presidente da Rede Outback, Salim Maroun; e a apresentação de cinco cases – “Conexão Golden e Atitude Golden, todos encantando!”com Anita Assis, diretora de serviços ao cliente da Golden Cross; “A força do Alô Bradesco na mudança de processos” com Luca Cavalcanti, diretor do Bradesco Dia & Noite; “ Sustentabilidade, uma bandeira de atendimento!” com Cida Franco, gerente geral de Atendimento e Relacionamento da Natura; “Usando o atendimento para decolar entre os grandes” com Renato Pascowitch, diretor executivo Avianca (ex Oceanair) e “Diferenciar-se em um mercado competitivo” com Elizabeth Almeida, gerente de Relacionamento com o Consumidor.

Como não poderia faltar, Alexandre Diogo fez a apresentação do estudo que deu origem ao Ranking Exame IBRC de Atendimento ao Cliente e discutiu as novidades do que viria em 2011. Com o espaço lotado, também no Rio o 8º FBRC foi um sucesso!

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